serviços de optometria
Patrocinado Saude

Os principais serviços de optometria

Ainda há pessoas com muitas dúvidas sobre ter consultas de visão com um optometrista ao invés de um oftamologista. Se este é o seu caso, lhe explicamos as diferenças e também a importância dos serviços de optometria para quem se preocupa com a saúde dos seus olhos.

serviços de optometria

Os oftalmologistas, optometristas e técnicos de ótica desempenham importantes papéis na prestação de cuidados de saúde a todos os pacientes. No entanto, os níveis de formação e especialização são muito diferentes para cada tipo de especialidade.

Veja o papel de cada um neste processo:

Optometrista

O optometrista é um profissional especializado nos mecanismos da visão e na física dos sistemas de correção de distúrbios refrativos, como o miopia, a hipermetropia e a visão cansada, a presbiopia. Sua atividade profissional é realizada em estabelecimentos de óptica, centros de terapia visual ou com o oftalmologista em um centro de oftalmologia.

O optometrista tem um papel muito importante na detecção precoce da função doenças oculares, já que em muitos casos encontrar uma pessoa que trata de uma revisão de óculos ou uma verificação visual e conhecimento, pode revelar um doença que pode acabar sendo diagnosticada e tratada adequadamente por um oftalmologista.

Um optometrista é quem oferece os serviços de optometria, ou seja, o que envolve a realização de exames aos olhos e testes de visão, além da prescrição de lentes correctivas e a deteção de determinadas anomalias oculares.

Oftalmologistas

Já o oftalmologista é um médico especializado em cuidados de visão. Pode praticar medicina e cirurgia. Além disso, trata todas as doenças oculares e prescreve óculos e lentes de contacto para corrigir problemas de visão.

Técnicos de ótica

Os técnicos de ótica, ao contrário dos especialistas em optometria ou oftalmologia, são formados para conceber, verificar e enquadrar lentes e armações, lentes de contacto e outros equipamentos para corrigir problemas de visão.

Recorrem a prescrições dos oftalmologistas e especialistas em optometria, mas não fazem consultas de visão, não lhes sendo permitido diagnosticar ou tratar doenças oculares.

Algumas doenças oculares que podem ser tratadas e diagnosticadas por optometristas:

• Glaucoma;
• doenças na retina, como descolamento;
• cataratas;
• efeitos secundários de outras doenças não ligadas aos olhos mas que afetam a visão.

serviços de optometria

Os principais serviços de optometria são:

Consultas de visão;
• detecção de catarata, estrabismo, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração ocular;
• prevenção de lesões e doenças oculares;
• prescrição e adaptação de óculos e lentes de contato;
• serviço de terapia visual e visual ocular (p rograma usado para desenvolver, restaurar ou melhorar a função visual e a performance da ortóptica.);
• auxílios para visão subnormal (baixa visão, mas que não chega a se caracterizar como cegueira).

Agora que já sabes as diferenças entre os profissionaise quais são os principais serviços de optometria, podes fazer uma visita a CCO Óptica, uma óptica em Lisboa, fundada em 2014, que oferece consulta de visão, totalmente gratuita e sem compromisso, realizada por profissionais. Para proceder à marcação da consulta visite a nossa loja ou acesse o nosso site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.